quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A Fábula da Zebra

Esta semana está complicado. Como se o dia a dia já não fosse moleza, aparecem meia dúzia de pedras no caminho. É muito triste ver que as pessoas esquecem o bem que você faz por elas no minuto seguinte. Dizem que a gratidão é a mãe de todas as virtudes e infelizmente por aí encontram-se muitos orfãos. Há alguns dias atrás, tive um problema sério com uma pessoa que ajudei um bocado no começo de carreira. Foi algo tão sem sentido que não quero nem comentar. Mas a indignação ficou. E com ela veio à memória uma pequena estória que um amigo me contou há alguns anos e que tomo a liberdade de transformá-la em fábula. Aí vai:

Um belo dia, o avô resolveu levar seu netinho ao zoológico. Passearam um bocado, visitaram o leão, a girafa, o urso, os macacos, enfim todos os animais. Quando chegaram no espaço da zebra, eles se depararam com o casal em pleno período de reprodução. Com o macho montado em cima da fêmea, o avô sentia-se um pouco constrangido e o neto altamente curioso. Disse o neto:
- Vovô, o que é aquilo?
-Aquilo o quê, responde o avô timidamente.
- Aquilo, vovô... O que o zebro tá fazendo com a zebra...
-Não é nada não, meu neto...
- Não, vovô!!!! Me diz... Sério...
O avô reparou que todos estavam prestando atenção no diálogo e resolve acabar com aquilo de uma vez usando uma mentirinha polida, do tipo que não faz mal a ninguém:
- Sabe o que é menino? Na verdade o zebro quebrou a patinha da frente e... a sua muherzinha... a zebra está ajudando ele a andar...
- Bem que ouvi meu pai dizer...
- O quê?
- Bem que ouvi meu pai dizer...
- Já entendi... Mas o que o seu pai falou?
- Meu pai disse outro dia:
"Quem ajuda os outros sempre toma no cú"

Moral da estória: A não ser que você goste, tome cuidado com quem você for ajudar...

Nenhum comentário: